
Tanto QI como as competências técnicas são consideradas apenas requisitos de acesso, o que realmente distingui os líderes excelentes é a sua inteligência emocional.
A inteligência emocional é um conjunto de habilidades (portanto podem ser desenvolvidas por treinamento) que possibilitam as pessoas a capacidade de administrar pequenas e grandes adversidades no decorrer da vida, de modo a aceitar e perceber as emoções e redirecioná-las visando melhores resultados e relacionamentos.
Ela é formada por 5 componentes:
Autoconsciência – Trata-se da habilidade de reconhecer e entender a si mesmo (valores, emoções, competências, etc), assim como os efeitos que causa nos outros.
Autodisciplina – É a habilidade de controlar e redirecionar impulsos desenfreados. A possibilidade de protelar julgamentos e pensar antes de agir.
Motivação – Paixão pelo trabalho que vai além do dinheiro e do poder da posição. Persegue metas com energia e persistência.
Empatia – Capacidade de entender o modo de agir e ser de outras pessoas, de se colocar no lugar dos outros. Tem habilidade de treinar pessoas respeitando a suas individualidades.
Habilidade social – Capacidade para gerenciar relacionamentos e desenvolver networks. Habilidade para encontrar interesses comuns e construir entendimento.
Normalmente, os colaboradores são admitidos por suas competências técnicas e, na grande maioria das vezes, demitidos por problemas em suas competências comportamentais.
O bom é saber que essas competências podem ser desenvolvidas visando aumentar a inteligência emocional.
O coaching permite ao coachee ampliar o seu nível de autoconhecimento e traçar um plano de ação para desenvolver a sua inteligência emocional.
“Bora lá”.... ser um líder excelente!!!!
Maria Isabel Bastos - Coaching de Carreira & Orientação Profissional
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