Nos dias atuais ouvimos falar, cada vez mais, sobre crises existenciais ligadas ao trabalho e, tudo indica que não existe mais idade específica para que isso aconteça. Antes falava-se da crise da meia idade, que ocorria por volta dos 40 anos, hoje ela pode chegar aos 25 anos ou menos.

Encontramos uma população marcada pela ansiedade/depressão; a sensação constante de que algo está errado; a rotina de trabalho, não é mais como foi sonhada - não traz nenhum prazer, aliás, muito pelo contrário.

Pesquisas informam que 76% das pessoas sentem-se infelizes em sua vida profissional e, outros tantos insatisfeitos, antes mesmo de iniciarem as atividades profissionais, desistem dos estudos. Existe 20% de evasão nas licenciaturas, sim... o número é esse.

E quantos... não se aposentam e, necessitam encontrar uma nova atividade para fazer, até por questões de sobrevivência. Pesquisas apontam que 42,3% dos aposentados entre 60 e 70 anos continuam trabalhando. O que ocorrerá no futuro com eles? Existirão cargos para ocuparem?

O desafio do momento atual é desenvolver a capacidade de aprimorar rapidamente competências, reciclar constantemente conhecimentos e ter flexibilidade e resiliência para a adaptação as mudanças constantes.

Nesses momento é necessário, parar para refletir sobre nós, quem somos, o que queremos, quais nossos valores e qual o nosso propósito.

A partir daí, colocar foco e traçar um plano de ação, que tem que ser viável, com prazos, responsabilidades e custos.

Com certeza, deixando os medos de lado, acabando com as crenças limitantes, e utilizando o planejamento, é só colocar em prática as ações, e você atingirá o seu objetivo. Lembre-se “feito é melhor que perfeito”.

 

O processo de Coaching existe para te ajudar nesse caminho.

Não é ao acaso, que o Coaching é apontado como uma das profissões do futuro.

Diante das mudanças tecnológicas, significativas alterações ocorrerão no mercado de trabalho e nas profissões. Nos próximos anos muito do mundo profissional, que conhecemos hoje, deixará de existir e novas atividades surgirão.

Você está preparado para isso? Você tem ideia do que vai mudar?

Pois é. Simples assim, a mudança é a única certeza verdadeira!!!

Borá lá....ao encontro do seu sonho e para longe de tudo que te deixa em estado constante de ansiedade.


* Artigo originalmente publicado no meu Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/insatisfa%C3%A7%C3%A3o-na-carreira-o-que-fazer-maria-isabel-bastos

Maria Isabel Bastos - Coaching de Carreira & Orientação Profissional

CLIQUE AQUI E VEJA OUTROS ARTIGOS QUE VÃO TE AJUDAR NO CRESCIMENTO DA SUA CARREIRA