Ocorre quando um profissional decide mudar de área de atuação. Esse processo pode acontecer por insatisfação profissional, dificuldades no mercado de trabalho, um desejo de desenvolver novas habilidades entre outros fatores. Pode gerar até, uma mudança de organização.
Às vezes mudar apenas de área não é o suficiente, o cliente quer mudar de profissão
Trata-se de uma série de ações e estratégias de desenvolvimento para aprimorar as hard e soft skills de um líder ou profissional, que já ocupe a posição, ou queira se preparar para futuros níveis de liderança.
Significa adquirir o conhecimento e dominar as habilidades necessárias para desempenhar o seu papel, seja no cargo atual ou para uma posição futura
Escolher uma carreira profissional é uma decisão muito importante e que certamente vai afetar o resto da vida de uma pessoa. Por isso, é fundamental, que essa escolha seja bem pensada e planejada
Conheça o passo a passo para se dar bem nos processos seletivos: currículo “matador”, modelos de carta de apresentação, LinkedIn “campeão”, outros sites para cadastro com melhor retorno, preparação para testes/ entrevistas e dinâmicas de grupo. Com simulação de entrevista!
Fundamental para seu autoconhecimento pessoal e principalmente profissional. Uma ferramenta utilizada para melhor compreensão da personalidade individual, considerando sua postura e atitudes diante das mais diversas situações.
O teste de perfil comportamental é usado pelas empresas para identificar características e como cada profissional, possivelmente, agirá diante de problemas e desafios do dia a dia (você descobrirá o que é avaliado).
Com relação as competências comportamentais e técnicas, é feito um levantamento das soft e hard skills necessárias para seu sucesso profissional, realizando comparativo com as competências que você já tem desenvolvidas e, criando um plano de desenvolvimento para aquelas, nas quais precisará se desenvolver
Análise e estruturação do perfil LinkedIn de forma estratégica para seus objetivos profissionais. Alavancando seus indicadores no sistema e permitindo ser encontrado mais rapidamente pelos recrutadores e interessados no seu currículo
A metodologia consiste em identificar e comunicar as características que te destacam, te tornam relevante e te dão um diferencial, aumentando assim a sua visibilidade num ambiente homogêneo, competitivo e mutável. A sua marca transformará você em um profissional diferenciado no mercado
Dar suporte aos profissionais que desejam continuar trabalhando após a aposentadoria, ajudando na definição de novos objetivos de carreira, alinhados com essa nova etapa de suas vidas.
Todas as metodologias preparam o indivíduo, para desenvolver estrategicamente um planejamento para o desenvolvimento de sua carreira, transitando com sucesso pelas diversas etapas que compõem sua evolução profissional
Um psicólogo com experiência em recursos humanos, principalmente, pode ajudar você no processo de reflexão que fundamenta a orientação profissional e de carreira.
Dominando todos os recursos utilizados no processo como: testes de personalidade, entrevistas, dinâmicas, testes vocacionais, questionários de interesse, avaliação de critérios, testes projetivos etc.
Além disso, o psicólogo ajuda o orientando a fazer a escolha mais adequada para a sua carreira. Assim, ele conseguirá buscar no mercado a área que permita colocar em prática de suas habilidades, tornando-se uma pessoa bem-sucedida e feliz.
Os programas de mentoria visam ajudar os indivíduos a desenvolverem suas competências por meio da experiência de pessoas consideradas exemplos nas atividades que desenvolvem ou desenvolveram.
O mentoring é um processo que apoia uma pessoa na identificação e criação de estados desejados, desenvolvendo e acessando seus recursos internos e os direcionando para a criação de uma organização e para o aumento de performance pessoal ou profissional.
Os mentores são profissionais com larga experiência em determinadas áreas específicas e que vão dar atenção ao cliente (mentorado ou mentee), mostrando-lhe o caminho a ser seguido com a premissa respeitar a palavra final do mentee.
Os mentores podem usar ferramentas como:
Aconselhamento (counseling): onde pode sugerir ao cliente como faria no lugar dele, considerando mais de uma possibilidade e mostrando as possíveis consequências das decisões tomadas.
Consultoria (consultancy): dando conselhos, informações, avaliações, e diagnósticos na sua área de expertise.
Coaching: fazendo as perguntas certas que vão direcionar o cliente a definir as melhores respostas e possibilidades segundo sua visão e leitura das situações problema enfrentados
É uma metodologia que usa ferramentas validadas cientificamente, que tem por objetivo ajudar outras pessoas em momentos de insegurança e falta de direcionamento ou necessidade de desenvolvimento em suas trajetórias profissionais.
O Coach tem a função de auxiliar o Coachee a enxergar com clareza o que realmente deseja para a sua carreira profissional. Assim, criam juntos estratégias para que a pessoa consiga atingir suas metas, através de um planejamento estrategicamente traçado!
Se os coachees (clientes) querem saber o que devem fazer com suas vidas profissionais, é fundamental que essas respostas venham deles próprios. As pessoas têm as respostas, porém possuem um enorme medo de assumir o que precisam fazer ou não sabem bem por onde começar. A função do coaching é ajudá-las com isso.
*Embora meus processos de Mentoring l Coaching de Carreira sejam focados na vida profissional das pessoas, as sessões geram melhoria na qualidade de vida, desenvolvimento interpessoal, transformações e mudanças pessoais e comportamentais sustentáveis em todas as áreas da vida